domingo, 28 de junho de 2015

Relatório Telefone de Latinha

*Algumas questões foram feitas em sala, no modelo físico do relatório, diante disso, a postagem é daquelas que não foram realizadas*


Questão 3) De forma genérica, explique como funciona o telefone de latinha.

De forma genérica, o funcionamento se dá da seguinte maneira:

Os copos/latas receberem as ondas sonoras emitidas e, por meio do fio que os liga, elas são passadas do copo de quem emite, ou seja, de quem fala, para o copo de quem recebe, isto é, quem ouve. Os copos servem como captores e ampliadores das ondas sonoras (fato que se comprova a medida que sem eles seria impossível a comunicação. Somente emitir as ondas diretamente no fio não resultaria em nenhuma mudança), e vibram conforme as ondas são emitidas. Tal vibração passa para o fio que liga os copos. Dessa forma, as ondas percorrem o fio e chegam na outra extremidade ligada a ele, permitindo que o que foi falado seja ouvido.

*É importante ressaltar que o entendimento das palavras/frases faladas vai depender dos tipos de materiais usados e da forma como o fio está conectado (o fio quando esticado transmite melhor as ondas). Tendo em vista que as ondas são emitidas em um volume não muito alto, os materiais devem ser capazes de captá-las bem e o fio deve ser capaz de transmiti-las.


Questão 4) No teste realizado na aula anterior seu grupo foi colocado para competir com outro protótipos desenvolvidos. Como foi o desempenho do grupo? Ele foi bem? Justifique.

O grupo teve um desempenho bom, sendo que marcou uma pontuação de 32 palavras, ficando atrás apenas do grupo 3, o qual conseguiu marcar 40 palavras. Embora o total de palavras tenha sido uma quantidade relativamente alta e o grupo tenha se saído bem, o desempenho não foi o esperado, já que em testes realizados anteriormente, conseguíamos passar mais palavras. Talvez o nervosismo tenha atrapalhado, mas um fator decisivo para não atingirmos o que queríamos foi que a comunicação se deu de forma lenta. O indivíduo que ouvia não conseguia compreender totalmente, dessa forma, quem falava, precisava adequar a dicção e pronunciar as palavras pausadamente.


Questão 5) O grupo está satisfeito com o desempenho no teste da última aula? Justifique.

Embora o total de palavras tenha sido uma quantidade relativamente alta e o grupo tenha se saído bem, o desempenho não foi o esperado, o que levou o grupo a não se satisfazer completamente com o resultado.
Em testes realizados anteriormente pelo próprio grupo, conseguimos passar mais palavras num tempo aproximado ao do teste realizado em sala.


Questão 6) Como o grupo fez a escolha de seu equipamento para realizar o teste?

A escolha foi feita baseada em pesquisas, mas também em tentativa e erro, tendo em vista que diversos protóripos foram feitos com o intuito de acharmos a melhor combinação de copo/lata e fio. Além disso, a observação dos modelos de outros grupo nos testes supervisionados teve peso na hora de montar o telefone do grupo, pois alguns deles eram feitos a partir de materiais diferentes e estavam melhores que o nosso. Aliado ao primeiro ponto levantado, isso levou o grupo a construir mais protótipos até chegar em um conjunto que se adequava à voz de quem falou: copo de papel de 400mL ligado por um fio de barbante.



Questão 7) Cite 5 grandezas físicas envolvidas no projeto do telefone de latinha.

- Volume                                                         - Massa
- Comprimento de onda                                  - Velocidade de onda
- Frequência



Questão 8) Descreva abaixo, quais as próximas etapas que o grupo pretende realizar dentro do projeto do telefone de latinha.

O grupo pretende testar ainda outros tipos de fios. Embora o modelo desenvolvido até agora tenha se mostrado bastante eficiente e esteja cumprindo bem o papel de transmitir as ondas e de proporcionar um volume bom para a compreensão das palavras, queremos ter total certeza de que é ele o melhor telefone para ser usado na competição. 
Uma outra etapa é utilizar algum material além dos copos e dos fios. Queremos aumentar a capacidade de compreensão para que não haja nenhuma confusão entre certas palavras, como a que se pôde notar ao pronunciar palavras com sonoridade semelhante ( "Larissa" em determinadas situações é ouvida como "Patrícia").
Diante disso, o grupo pensou em anexar o fundo de caixa de ovo (as partes que dão suporte aos ovos) em volta da parte interna do copo, dessa maneira, proporcionando uma melhor captação das ondas emitidas e enviando-as unicamente para o fundo do copo. Ou seja, vamos acumular e direcionar as ondas para a parte que está ligada de forma direta ao fio, fazendo com que elas não de dissipem pelas laterais do copo.



Questão 9) A voz masculina e a voz feminina possuem frequências diferentes. Qual a faixa de frequência de cada uma das vozes? Qual a referência onde encontrou tal informação?

A frequência da voz masculina é em torno de 85 Hz a 155 Hz. Já a frequência da voz feminina está em torno de 165 Hz a 255 Hz. A informação foi obtida em um blog canadense especializado em aparelhos de audio e vídeo chamado Axiom. O link para a postagem segue abaixo:

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